MVP       

Site de VBA e Excel do Orlando

Utilitários para Access, Excel, PowerPoint e Word

       MVPsOrg

br
Português    
Ing
English and Others      
Bem-vindo!

Nos últimos 28 anos tenho desenvolvido um aplicativo comercial, o CPAP, baseado em macro linguagem do Microsoft Excel (XLM e VBA) e do Microsoft Word e VB.

Paralelamente tenho freqüentado newsgroupos relacionado com o Excel e VBA onde tenho ganhado conhecimentos e tentado, voluntariamente, ajudar pessoas.

CPAP e newsgroups têm-me proporcionado conhecimentos e material que pretendo compartilhar com outras pessoas neste site através de utilitários freewares ou sharewares, sugestões de código, dicas, etc. relacionados com Excel, VBA e também com o Word, PowerPoint, Access e VB.

Excel - Índice

1. Conversor de XL para EXE - XLtoEXE  mais...;

2. Excel Livre  mais...;

3. Ensina Faixa Ativo para Excel  mais...;

4. Marca-d'água Impressa para Excel  mais...;

5. Gerenciador de Configurações de Página para Excel  mais...;


6. Entrada Fácil em Célula para Excel  mais...;

7. Calculadora Popup para Excel  mais...;

8. Calendário Popup para Excel  mais...;

9. Relógio Popup para Excel  mais...;

10. Cronômetro Popup para Excel  mais...;


11. Extenso Popup para Excel  mais...;

12. Impressor de XLS Portável para Excel  mais...;

13. Criador de Atalho XL no Windows®  mais...;

14. Decompilador e Compactador de Código VBA  mais...;

15. Função fExtenso() em VBA  mais...;


16. MsgBox em VBA com Marcador de Tempo  mais...;

17. Funções SetFileDateTime() e GetFileDateTime() em VBA  mais...;

18. Caixa de Texto para Inclusão de Datas em VBA  mais...;

19. Caixa de Texto para Inclusão de Números em VBA  mais...;

20. SendKeys Independente  mais....

O Que Há de Novo em 23/12/2023

O Que Há de Novo em 23/12/2023  mais...

Se você tem visitado este site antes e quer ver o que tem alterado desde então, você pode ver, aqui e agora, um registro histórico clicando em O Que Há de Novo... ou pode se inscrever em um agregador de notícias RSS clicando com o botão direito do mouse em , copiando o atalho e colando em seu Leitor de RSS 2.0 (O que é RSS?).

Access - Índice

1. Conversor de DB para EXE - DBtoEXE  mais...;

2. Access Livre  mais...;

3. Ensina Faixa Ativo para Access  mais...;

4. Calculadora Popup para Access  mais...;

5. Calendário Popup para Access  mais...;


6. Relógio Popup para Access  mais...;

7. Extenso Popup para Access  mais...;

8. Decompilador e Compactador de Código VBA  mais...;

9. Função fExtenso() em VBA  mais...;

10. Caixa de Texto para Inclusão de Datas em VBA  mais...;


11. Caixa de Texto para Inclusão de Números em VBA  mais...;

12. Funções SetFileDateTime() e GetFileDateTime() em VBA  mais...;

13. MsgBox em VBA com Marcador de Tempo  mais...;

14. SendKeys Independente  mais....

Atenção! Os utilitários realçados comNovo ouAtualizado são novas versões e podem estar ainda sendo atualizados freqüentemente para pequenos melhoramentos ou remoção de eventuais problemas de adaptação encontrados nas mais variadas configurações de sistema existentes. Se você experimentar quaisquer problemas, volte aqui para baixar a última atualização ou envie um e-mail.

Word - Índice

1. Conversor de DOC para EXE - DOCtoEXE  mais...;

2. Word Livre  mais...;

3. Ensina Faixa Ativo para Word  mais...;

4. Minhas Ferramentas Úteis para Word  mais...;

5. Calculadora Popup para Word  mais...;


6. Calendário Popup para Word  mais...;

7. Relógio Popup para Word  mais...;

8. Extenso Popup para Word  mais...;

9. Decompilador e Compactador de Código VBA  mais...;

10. Função fExtenso() em VBA  mais...;


11. Caixa de Texto para Inclusão de Datas em VBA  mais...;

12. Caixa de Texto para Inclusão de Números em VBA  mais...;

13. Funções SetFileDateTime() e GetFileDateTime() em VBA  mais...;

14. MsgBox em VBA com Marcador de Tempo  mais...;

15. SendKeys Independente  mais....

PowerPoint - Índice

1. Conversor de PP para EXE - PPtoEXE  mais...;

2. PowerPoint Livre  mais...;

3. Ensina Faixa Ativo para PowerPoint  mais...;

4. Calculadora Popup para PowerPoint  mais...;

5. Calendário Popup para PowerPoint  mais...;


6. Relógio Popup para PowerPoint  mais...;

7. Extenso Popup para PowerPoint  mais...;

8. Decompilador e Compactador de Código VBA  mais...;

9. Função fExtenso() em VBA  mais...;

10. Caixa de Texto para Inclusão de Datas em VBA  mais...;


11. Caixa de Texto para Inclusão de Números em VBA  mais...;

12. Funções SetFileDateTime() e GetFileDateTime() em VBA  mais...;

13. MsgBox em VBA com Marcador de Tempo  mais...;

14. SendKeys Independente  mais....

Ocultar resumos...

b Conversor de XL para EXE - XLtoEXE

Este utilitário converte arquivos do Microsoft® Excel® de formato original XL (XLS, XLA, XLT, XLAM, XLSM, XLTM, XLSB, XLSX, XLTX) para formato EXE (converte XLS para EXE, converte XLA para EXE, converte XLSM para EXE, converte Excel para EXE). Como os arquivos XLs originais, os arquivos EXEs criados não são independentes do Excel, mas permitem que você defina propriedades do Excel antes de abrir e melhore a portabilidade e funcionalidade de suas Pastas de Trabalho com or sem macros e sem alerta de macros, transferindo propriedades de arquivo EXE para arquivo XL.

O formato EXE pode ser entendido também como "Formato Ativo", um novo conceito, porque ele controla o inicio do aplicativo.

Trabalhar diretamente no Excel com o formato EXE pode ser melhor do que trabalhar com um formato original XL para qualquer tipo usuário do Excel. Para usuários avançados como desenvolvedores em VBA, arquivos com este formato podem ser melhor do que um Zip autoextract e melhor do que qualquer utilitário instalador. Agora o instalador, o pacote e o desinstalador de uma solução em VBA podem ser totalmente formatadas em VBA também.

Todas essas características vem de um único arquivo de apenas . O conversor e qualquer arquivo convertido são auto-suficientes na presença da biblioteca do Office, nenhuma biblioteca extra é necessária e nem alterações na configuração de seu Excel ou Windows.

Modelos, CD autorun, autocompressão, contornar alerta de macro e... mais...

Veja também DBtoEXE para usuários do Access, PPtoEXE para usuários do PowerPoint e DOCtoEXE para usuários do Word.

 b Ensina Faixa Ativo para Excel®

Este utilitário é um COM add-in programado em VBA usando objetos RibbonX e CommandBars para ser funcional em qualquer língua local do Excel. Ele se destina a usuários do Excel migrando para a versão 2007 ou 2010 que, conhecendo as posições na estrutura anterior de menu e barras de ferramentas, quer saber instantaneamente onde estão na Faixa de Opções ou quer, eventualmente ou não, continuar usando a estrutura de menu e barras de ferramentas no próprio Excel 2007 ou 2010 sem fazer alterações na Faixa que poderiam atrapalhar a aprendizagem e a adaptação à nova interface.

Obs.: Exibindo uma interface clássica, embora seu objetivo principal descrito aqui seja o de ensinar as posições na nova interface, o Ensina Faixa Ativo tem opções para satisfazer a todos: aqueles usuários que amam a nova interface de Faixa de Opções e querem aprendê-la rapidamente e aqueles que a odeiam. Apesar de a Microsoft afirmar que ela é um sucesso irreversível, alguns usuários podem querer ocultá-la completamente e exibir a interface clássica com todos os menus e barras de ferramentas, inclusive as de contexto. Veja as perguntas mais freqüentes sobre configuração na página da versão de cada aplicativo.

Todo seu conhecimento e prática na interface anterior continuarão sendo útil tal como antes e ainda vão facilitar sua adaptação à nova interface do Excel. Não jogue sua experiência fora, mas não estacione nela, pelo contrário, use-a para avançar.

Contempla todos os comandos de menu e botões de ferramentas em todas as suas diferentes posições possíveis para serem ensinadas e/ou acionadas, cerca de 857 em 33 barras, que são exibidas por opção ou por contexto como no original. A estrutura é exibida instantânea (popup) e seletivamente com o correr do mouse e vai embora de maneira automática sem poluir a nova interface com barras, objetivo principal da Faixa de Opções mais...

Veja também para Access, para PowerPoint e para Word users.

 bCalculadora Popup para Excel®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.xla) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera uma calculadora popup clássica no Microsoft® Excel® para capturar valores, operar e inserir resultados com dezenas de características como: captura número ou números na célula ou texto selecionado; adição, subtração, multiplicação e divisão; raiz quadrada; memória; operação com constante; fita de papel; popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; tamanho ajustável; decimais flutuantes, limitada até nove no resultado ou limitada e fixa ao inserir; pode autopopup ao selecionar células predefinidas ou com formato de número decimal, pode autopopup iconizado em célula sem perturbar a navegação do cursor de célula do Excel; suporta múltiplas instâncias; pode ser chamada pelo botão direito do mouse ou por uma tecla de atalho configurada pelo próprio usuário; pode também ser chamada diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som... mais...

Veja também para Access, para PowerPoint e para Word.

 b Calendário Popup para Excel®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.xla) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera um calendário popup especial no Microsoft® Excel® para pegar e contar datas, podendo inserir datas e intervalos de datas no Excel com dezenas de características como: popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; botões para incrementar dias, semanas, meses e anos; contagem de períodos de dias, semanas, meses e anos; pode autopopup ao selecionar células predefinidas ou com formato de data, pode autopopup iconizado em célula sem perturbar a navegação do cursor de célula do Excel; suporta múltiplas instâncias; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som; 25 formatos de saída em menu sensível a... mais...

Veja também para Access, para PowerPoint e para Word.

 b Relógio Popup para Excel®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.xla) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera um relógio popup especial estático ou dinâmico no Microsoft® Excel® para pegar e contar tempo. Ele possibilita inserir tempos e intervalos de tempos no Excel de maneira fácil usando apenas o teclado ou apenas o mouse ou ambos. Tem dezenas de características como: popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; mostrador digital e/ou analógico; contagem de períodos de dias, horas, minutos e segundos; pode autopopup ao selecionar células predefinidas ou com formato de tempo, pode autopopup iconizado em célula sem perturbar a navegação do cursor de célula do Excel; suporta múltiplas instâncias; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som; 19 formatos de saída em menu sensível a... mais...

Veja também para Access, para PowerPoint e para Word.

b Extenso Popup para Excel®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.xla) programado em VBA que possibilita capturar um número no Microsoft® Excel®, configurar seu respectivo extenso através de uma interface de usuário popup e inserir de volta no Excel ou enviar para Àrea de Transferência do Windows para ser colado imediatamente em qualquer componente do Excel (célula, barra de fórmula, caixa de texto, comentário etc.) ou em outro aplicativo Windows. Tudo isto pode ser feito com apenas dois toques de tecla. Ele também disponibiliza a função de planilha fExtenso() que pode ser usada em fórmulas de célula de todas as Pastas de Trabalho abertas em seu Excel... mais...

Veja também para Access, para PowerPoint e para Word.

 b Excel Livre

Este utilitário permite que você trabalhe com o Excel sem alertas de macro para seus arquivos XLs conhecidos que contenham macros, enquanto mantém a configuração de segurança de nível mais alto contra vírus para todos os outros arquivos, portanto aumentando a segurança e produtividade do Excel. Outras características incluem a habilidade para especificar opções iniciais do Excel e opções de abertura de arquivo. É uma ferramenta útil para todos os usuários do Excel, do usuário normal ao avançado e programador de script.

Basicamente, o Excel Livre é um pequeno executável independente (arquivo único) que não necessita de instalação. Ele é flexível em sua aplicação (a maneira que ele pode ser usado) e não altera qualquer configuração do Excel ou do Windows... mais...

Ele permite que arquivos com extensões do Excel possam funcionar tal como arquivos executáveis, transferindo para eles facilidades normalmente permitidas só aos EXEs como, por exemplo, a de poderem ser abertos automaticamente quando um CD autorun é inserido, Pacote Zip Instalador processado por projeto VBA... mais...

Veja também Access Livre, PowerPoint Livre e Word Livre.

b Marca-d'água Impressa para Excel®

Este utilitário é um COM add-in  ou add-in (.xla) programado em VBA que insere marca-d'água impressa em planilhas do Excel 2002(XP), 2003, 2007 e 2010. Não é um contorno. Funciona igual ou melhor do que o comando "Marca-d'água Impressa" do Word. Além de inserir a figura, permite ainda posicionar, alterar cores, alterar tamanho, copiar entre planilhas de pastas de trabalho abertas ou fechadas e muito mais.

Marca-d'água normalmente é um fantasma de figura de texto que fica por trás do conteúdo da página impressa. Isto é frequentemente usado para indicar que o documento impresso é para ser tratado de forma especial, como por exemplo, RASCUNHO, URGENTE ou CONFIDENCIAL. Figuras salvas em diversos formatos de arquivo (gif, jpg, bmp, etc.) também podem ser usadas para melhorar a estética e personalizar documentos impressos... mais...

b Gerenciador de Config. de Página para Excel®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.xla) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que possibilita restaurar ou copiar seletivamente de uma planilha para outra planilha ou para um lote de planilhas todas as configurações de página definidas pelo comando 'Configurar Página...' do Excel inclusive todas as configurações de figuras de cabeçalho e rodapés de planilhas salvas anteriormente. Assim, você pode definir toda e qualquer configuração de página em uma planilha e salvar para serem copiadas indefinidamente no futuro para outras planilhas como se fosse um modelo.

Ele também gerencia as figuras de cabeçalho e rodapé, possibilitando inserir figuras em qualquer das seis posições de cabeçalho/rodapé (18 posições, se diferenciar primeira página e página pares no Excel 2007-10) e movê-las ao longo da página por baixo ou por cima do conteúdo da planilha (ideal para simular até nove marcas-d’água e nove marcas-de-carimbo impressas). Insere figura a partir de arquivos salvo no disco, a partir de um texto inserido pelo usuário ou a partir de uma seleção indicada pelo usuário em qualquer planilha aberta no Excel. Tudo pode ser feito via interface de usuário ou via funções disponibilizadas para o projeto VBA do usuário... mais...

 b Entrada Fácil em Célula para Excel®

Este utilitário facilita a entrada de datas e números decimais em célula do Excel de acordo com o formato, aceitando somente digitação de números, auto inserindo e sempre exibindo os separadores do formato e antecipando algumas lógicas e corrigindo qualquer digitação ilógica... mais...

b Cronômetro Popup para Excel®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.xla) programado em VBA que gera um cronômetro popup no Excel com as seguintes características: popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse ou na última posição salva; contagem regressiva (Marcador de Tempo); ao terminar a contagem regressiva, ele pode bipar, tocar um arquivo wav, rodar um programa do Windows, alertar e/ou iniciar automaticamente o cronômetro; pode falar (pronunciar) em voz de robô, anunciando segundo a segundo os últimos n segundos de uma contagem regressiva; permite múltiplas instâncias em uma única instância do Excel; controles similares de diferentes instâncias podem ser atados para serem acionados com um único clique; relatórios de divisão de tempo com rótulos (Instantâneos de Rótulos), permitindo configurar até 10 controles de instantâneo na interface com diferentes rótulos, cores de fundo e de frente e sons; a configuração completa de uma instância pode ser salva em arquivo para ser aberta em outra instância paralela ou futura; captura de tempos positivos ou negativos em células, positivos para o cronômetro e negativos para contagem regressiva; diferentes comportamentos para o botão Parar-Inserir; pode acontecer simultâneos autopopups em diferentes células; pode ser configurado um som de arquivo wav independente para cada controle, incluindo os Instantâneos de Rótulo; a face pode ser configurada; cinco modos de visor; visor e painel de controle podem ser ajustados para qualquer tamanho; decimais para uma precisão de milionésimo de segundo; pode capturar e inserir na célula ativa; autopopup selecionando células com formatos de tempo ou células definidas especificamente para autopopup; pode imprimir tempo e configuração em uma fita de papel digital a cada evento; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA através da função fStopwatch()... mais...

b Criador de Atalho XL no Windows®

Este utilitário é um add-in do Excel que cria atalhos personalizados no ambiente Windows para arquivos XL abertos no Excel... mais...

b Impressor de XLS Portável para Excel

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.xla) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que possibilita gerar um arquivo XLS (ou XLSX) a partir de uma planilha de outro XL aberto no Microsoft® Excel® resumindo apenas os dados imprimíveis na área de impressão definida. O XLS gerado e o seu original são iguais quando são impressos e quando são exibidos na tela, mas o XLS gerado é mais portável, pois só tem os dados necessários para produzir a mesma impressão. E, como qualquer outro arquivo, pode ser enviado por email ou transferido usando uma unidade de CD, DVD, drive USB ou conexão de rede. Ele também fica fácil de compartilhar, pois é possível exibi-lo em qualquer computador ou em ambiente de computação na nuvem que tenha um visualizador de planilha atual instalado, mesmo se não tiver a versão do Excel usada e necessária para criar o XL original com toda a sua possível complexidade de formulas, filtros, links, macros etc. Esta solução também evita o envio desnecessário de dados com direitos autorais e de dados ocultos ou filtrados no XL original que requerem privacidade como um todo.

A geração aqui de um XLS Portável é similar a geração de um PDF, mas com algumas vantagens em se tratando de planilha... mais...

b Decompilador e Compactador de Código VBA

Este utilitário Decompila e Compacta código VBA salvo pelo Access, Excel, PowerPoint ou Word, reduzindo o tamanho do arquivo e a probabilidade de conflito de compilação entre diferentes versões do Office enquanto limpa também lixo de compilação acumulado durante a fase de projeto que freqûentemente geram erros e lentidão na carga.

Útil para desenvolvedores usarem antes da distribuição dos arquivos e também para usuários finais que experimentarem problemas ao carregar projetos VBA de terceiros, pois o VBADecompiler pode limpar estes projetos sem desproteger o projeto VBA, a partir do arquivo fechado no disco e aberto em um ambiente do aplicativo livre da influência de add-ins, COM add-ins e outros projetos pré-instalados... mais...

b MsgBox em VBA com Marcador de Tempo

Uma função definida por usuário (UDF) em VBA que emite mensagem com uma, duas ou mais opções onde uma, a padrão, será automaticamente selecionada ao final de uma contagem regressiva de segundos. É uma função MsgBox melhorada... mais...

b Funções SetFileDateTime() e GetFileDateTime() em VBA

Funções definidas por usuário (UDFs) em VBA que você pode usar em seu código no Excel, Word, Access etc. Elas obtêm ou alteram data e hora de arquivos salvos no disco... mais...

b SendKeys Independente

Este utilitário é um pequeno aplicativo Microsoft® Windows® de arquivo único, o SendKeys.exe, que pode ser executado com argumentos na linha de comando para enviar pressionamento de teclas para a janela de outro aplicativo rodando no Windows de forma independente (simulando multithreading no código chamador) com opções para controlar o inicio, o durante e o final do envio.

Ele é interessante para ser chamado a partir de códigos de qualquer linguagem de thread único como o Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) onde a instrução Sendkeys disponível não pode oferecer um controle adequado para ser chamada a partir de certas posições de um procedimento. É também interessante para ser chamado a partir da caixa do comando Executar do Windows, de atalhos do Windows e de scripts que não tenham a instrução SendKeys como linhas de comando no console do Windows (CMD arquivo de lote, BAT do DOS)... mais...

b Função fExtenso() em VBA

Uma função definida por usuário (UDF) em VBA que escreve por extenso em português qualquer número cardinal com ou sem fração com ou sem unidade masculina ou feminina. A parte fracionária, se houver, pode ser descrita de três maneiras: (1) lê a fração em centavos que é ideal para moeda; (2) lê a vírgula decimal, cada zero e o número restante como inteiro que é ideal para percentual e (3) lê a fração em décimos até bilionésimos que é ideal para número puro. Ao todo, ela tem oito argumentos tornando-a bem flexível e bastante completa para ser usada por programadores em VB e VBA no Excel, Word, Access... mais...

Obs.: Não programadores podem usá-la também através de utilitários já prontos aqui que a instalam automaticamente nos aplicativos citados:

- Para o Access veja o utilitário Extenso Popup para Access;

- Para o Excel veja o utilitário Extenso Popup para Excel;

- Para o PowerPoint veja o utilitário Extenso Popup para PowerPoint;

- Para o Word há dois utilitários: Extenso Popup para Word e as Ferramentas Úteis no Word. Neste último, a configuração do extenso é feita inserindo símbolos depois do número no próprio Word e, no primeiro, através de uma interface de usuário bem amigável. Cada um tem vantagens que dependem da atividade do usuário no Word, o recomendável é usar os dois para decidir sobre o mais adequado.

 Caixa de Texto para Inclusão de Datas em VBA

Uma Caixa de Texto de formulário de usuário programada para facilitar e restringir a inclusão de números decimais em código VBA. Só aceita digitação de números e se autoformata de acordo com a digitação, inserindo separadores, antecipando e corrigindo inclusões... mais...

bCaixa de Texto para Inclusão de Números em VBA

Uma Caixa de Texto de formulário de usuário programada para facilitar e restringir a inclusão de números decimais em código VBA. Só aceita digitação de números, se autoformata de acordo com a digitação, inserindo separadores de decimal e de milhares... mais...

b Conversor de DB para EXE - DBtoEXE

Este utilitário converte arquivos do Microsoft® Access® de formato original DB (ADP, MDB, ADE, MDE, ACCDB, ACCDE, ACCDT, ACCDR) para formato EXE (converte MDB para EXE, converte ADP para EXE, converte ACCDB para EXE, converte ACCDE para EXE, converte Access para EXE). Como os arquivos DBs originais, os arquivos EXEs criados não são independentes do Access, mas permitem que você defina propriedades do Access antes de abrir e melhore a portabilidade e funcionalidade de suas apresentações com or sem macros e sem alerta de macros, transferindo propriedades de arquivo EXE para arquivo DB.

O formato EXE pode ser entendido também como "Formato Ativo", um novo conceito, porque ele controla o inicio do aplicativo.

Trabalhar diretamente no Access com o formato EXE pode ser melhor do que trabalhar com um formato original ara qualquer tipo usuário do Access. Para usuários avançados como desenvolvedores em VBA, arquivos com este formato podem ser melhor do que um Zip autoextract e melhor do que qualquer utilitário instalador. Agora o instalador, o pacote e o desinstalador de uma solução em VBA podem ser totalmente formatadas em VBA também.

Todas essas características vem de um único arquivo de apenas . O conversor e qualquer arquivo convertido são auto-suficientes na presença da biblioteca do Office, nenhuma biblioteca extra é necessária e nem alterações na configuração de seu Access ou Windows.

Modelos, CD autorun, autocompressão, contornar alerta de macro e... mais...

Veja também XLtoEXE para usuários do Excel, PPtoEXE para usuários do PowerPoint e DOCtoEXE para usuários do Word.

 

 b Ensina Faixa Ativo para Access®

Este utilitário é um COM add-in programado em VBA usando objetos RibbonX e CommandBars para ser funcional em qualquer língua local do Access. Ele se destina a usuários do Access migrando para a versão 2007 ou 2010 que, conhecendo as posições na estrutura anterior de menu e barras de ferramentas, quer saber instantaneamente onde estão na Faixa de Opções ou quer, eventualmente ou não, continuar usando a estrutura de menu e barras de ferramentas no próprio Access 2007 ou 2010 sem fazer alterações na Faixa que poderiam atrapalhar a aprendizagem e a adaptação à nova interface.

Obs.: Exibindo uma interface clássica, embora seu objetivo principal descrito aqui seja o de ensinar as posições na nova interface, o Ensina Faixa Ativo tem opções para satisfazer a todos: aqueles usuários que amam a nova interface de Faixa de Opções e querem aprendê-la rapidamente e aqueles que a odeiam. Apesar de a Microsoft afirmar que ela é um sucesso irreversível, alguns usuários podem querer ocultá-la completamente e exibir a interface clássica com todos os menus e barras de ferramentas, inclusive as de contexto. Veja as perguntas mais freqüentes sobre configuração na página da versão de cada aplicativo.

Todo seu conhecimento e prática na interface anterior continuarão sendo útil tal como antes e ainda vão facilitar sua adaptação à nova interface do Excel. Não jogue sua experiência fora, mas não estacione nela, pelo contrário, use-a para avançar.

Contempla todos os comandos de menu e botões de ferramentas em todas as suas diferentes posições possíveis para serem ensinadas e/ou acionadas, cerca de 1821 em 42 barras, que são exibidas por opção ou por contexto como no original. A estrutura é exibida instantânea (popup) e seletivamente com o correr do mouse e vai embora de maneira automática sem poluir a nova interface com barras, objetivo principal da Faixa de Opções mais...

Veja também para Excel, para PowerPoint e para Word.

b Extenso Popup para Access®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.mdb) programado em VBA que possibilita capturar um número no Microsoft® Access®, configurar seu respectivo extenso através de uma interface de usuário popup e inserir de volta no Access ou enviar para Àrea de Transferência do Windows para ser colado imediatamente em qualquer parte do Access ou em outro aplicativo Windows... mais...

Veja também para Excel, para PowerPoint e para Word.

b Access Livre

Este utilitário permite que você trabalhe com o Access sem alertas de macro para seus arquivos de Banco de Dados conhecidos que contenham macros, enquanto mantém a configuração de segurança de nível mais alto contra vírus para todos os outros arquivos, portanto aumentando a segurança e produtividade do Access. Outras características incluem a habilidade para especificar opções iniciais do Access e opções de abertura de arquivo. É uma ferramenta útil para todos os usuários do Access, do usuário normal ao avançado e programador de script.

Basicamente, o Access Livre é um pequeno executável independente (arquivo único) que não necessita de instalação. Ele é flexível em sua aplicação (a maneira que ele pode ser usado) e não altera qualquer configuração do Access ou do Windows... mais...

Ele permite que arquivos com extensões do Access possam funcionar tal como arquivos executáveis, transferindo para eles facilidades normalmente permitidas só aos EXEs como, por exemplo, a de poderem ser abertos automaticamente quando um CD autorun é inserido, Pacote Zip Instalador processado por projeto VBA... mais...

Veja também Excel Livre, PowerPoint Livre e Word Livre.

b Calculadora Popup para Access®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.mdb) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera uma calculadora popup clássica no Microsoft® Access® para capturar valores, operar e inserir resultados com dezenas de características como: captura número ou números no controle ou texto selecionado; adição, subtração, multiplicação e divisão; raiz quadrada; memória; operação com constante; fita de papel; popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; tamanho ajustável; decimais flutuantes, limitada até nove no resultado ou limitada e fixa ao inserir; suporta múltiplas instâncias; pode ser chamada pelo botão direito do mouse; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som... mais...

Veja também para Excel, para PowerPoint e para Word.

b Calendário Popup para Access®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.mdb) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera um calendário popup especial no Microsoft® Access® para pegar e contar datas, podendo inserir datas e intervalos de datas no Access com dezenas de características como: popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; botões para incrementar dias, semanas, meses e anos; contagem de períodos de dias, semanas, meses e anos; suporta múltiplas instâncias; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som; 25 formatos de saída em menu sensível a... mais...

Veja também para Excel, para PowerPoint e para Word.

b Relógio Popup para Access

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.mdb) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera um relógio popup especial estático ou dinâmico no Microsoft® Access® para pegar e contar tempo. Ele possibilita inserir tempos e intervalos de tempos no Access de maneira fácil usando apenas o teclado ou apenas o mouse ou ambos. Tem dezenas de características como: popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; mostrador digital e/ou analógico; contagem de períodos de dias, horas, minutos e segundos; suporta múltiplas instâncias; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som; 19 formatos de saída em menu sensível a... mais...

Veja também para Excel, para PowerPoint e para Word.

b Conversor de PP para EXE - PPtoEXE

Este utilitário converte arquivos do Microsoft® PowerPoint® de formato original PP (PPT, PPS, PPA, POT, PPTX, PPTM, PPSX, PPSM, PPAM, POTX, POTM) para formato EXE (converte PPT para EXE, converte PPS para EXE, converte PPTM para EXE, converte PPA para EXE, converte POT para EXE, converte PowerPoint para EXE). Como os arquivos PPs originais, os arquivos EXEs criados não são independentes do PowerPoint, mas permitem que você defina propriedades do PowerPoint antes de abrir e melhore a portabilidade e funcionalidade de suas apresentações com or sem macros e sem alerta de macros, transferindo propriedades de arquivo EXE para arquivo PP.

O formato EXE pode ser entendido também como "Formato Ativo", um novo conceito, porque ele controla o inicio do aplicativo.

Trabalhar diretamente no PowerPoint com o formato EXE pode ser melhor do que trabalhar com um formato original ara qualquer tipo usuário do PowerPoint. Para usuários avançados como desenvolvedores em VBA, arquivos com este formato podem ser melhor do que um Zip autoextract e melhor do que qualquer utilitário instalador. Agora o instalador, o pacote e o desinstalador de uma solução em VBA podem ser totalmente formatadas em VBA também.

Todas essas características vem de um único arquivo de apenas . O conversor e qualquer arquivo convertido são auto-suficientes na presença da biblioteca do Office, nenhuma biblioteca extra é necessária e nem alterações na configuração de seu PowerPoint ou Windows.

Modelos, CD autorun, autocompressão, contornar alerta de macro e... mais...

Veja também DBtoEXE para usuários do Access, XLtoEXE para usuários do Excel e DOCtoEXE para usuários do Word.

 b Ensina Faixa Ativo para PowerPoint®

Este utilitário é um COM add-in programado em VBA usando objetos RibbonX e CommandBars para ser funcional em qualquer língua local do PowerPoint. Ele se destina a usuários do PowerPoint migrando para a versão 2007 ou 2010 que, conhecendo as posições na estrutura anterior de menu e barras de ferramentas, quer saber instantaneamente onde estão na Faixa de Opções ou quer, eventualmente ou não, continuar usando a estrutura de menu e barras de ferramentas no próprio PowerPoint 2007 ou 2010 sem fazer alterações na Faixa que poderiam atrapalhar a aprendizagem e a adaptação à nova interface.

Obs.: Exibindo uma interface clássica, embora seu objetivo principal descrito aqui seja o de ensinar as posições na nova interface, o Ensina Faixa Ativo tem opções para satisfazer a todos: aqueles usuários que amam a nova interface de Faixa de Opções e querem aprendê-la rapidamente e aqueles que a odeiam. Apesar de a Microsoft afirmar que ela é um sucesso irreversível, alguns usuários podem querer ocultá-la completamente e exibir a interface clássica com todos os menus e barras de ferramentas, inclusive as de contexto. Veja as perguntas mais freqüentes sobre configuração na página da versão de cada aplicativo.

Todo seu conhecimento e prática na interface anterior continuarão sendo útil tal como antes e ainda vão facilitar sua adaptação à nova interface do Excel. Não jogue sua experiência fora, mas não estacione nela, pelo contrário, use-a para avançar.

Contempla todos os comandos de menu e botões de ferramentas em todas as suas diferentes posições possíveis para serem ensinadas e/ou acionadas, cerca de 948 em 27 barras, que são exibidas por opção ou por contexto como no original. A estrutura é exibida instantânea (popup) e seletivamente com o correr do mouse e vai embora de maneira automática sem poluir a nova interface com barras, objetivo principal da Faixa de Opções mais...

Veja também para Accesss, para Excel e para Word.

b Extenso Popup para PowerPoint®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.ppa) programado em VBA que possibilita capturar um número no Microsoft® PowerPoint®, configurar seu respectivo extenso através de uma interface de usuário popup e inserir de volta no PowerPoint ou enviar para Àrea de Transferência do Windows para ser colado imediatamente em qualquer parte do PowerPoint ou em outro aplicativo Windows... mais...

Veja também para Access, para Excel e para Word.

b PowerPoint LivreNovo

Este utilitário permite que você trabalhe com o PowerPoint sem alerta de macro para seus arquivos PPs conhecidos que contenham macros, enquanto mantém a configuração de segurança de nível mais alto contra vírus para todas os outros arquivos aumentando a segurança e produtividade do PowerPoint. Outras características incluem a habilidade para especificar a versão do PowerPoint (onde mais de uma versão do PowerPoint estiver instalada) e o estilo inicial da janela (normal, maximizado, minimizado ou oculto). É uma ferramenta útil para todos os usuários do PowerPoint, do usuário normal ao avançado e programador de script.

 Basicamente, o PowerPoint Livre é um pequeno executável independente (arquivo único) que não necessita de instalação. Ele é flexível em sua aplicação (a maneira que ele pode ser usado) e não altera qualquer configuração do PowerPoint ou do Windows... mais...

 Ele permite que arquivos com extensões do PowerPoint possam funcionar tal como arquivos executáveis, transferindo para eles facilidades normalmente permitidas só aos EXEs como, por exemplo, a de poderem ser abertos automaticamente quando um CD autorun é inserido... mais...

Veja também Access Livre, Excel Livre e Word Livre.

b Calculadora Popup para PowerPoint®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.ppa) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera uma calculadora popup clássica no Microsoft® PowerPoint® para capturar valores, operar e inserir resultados com dezenas de características como: captura número ou números no controle ou texto selecionado; adição, subtração, multiplicação e divisão; raiz quadrada; memória; operação com constante; fita de papel; popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; tamanho ajustável; decimais flutuantes, limitada até nove no resultado ou limitada e fixa ao inserir; suporta múltiplas instâncias; pode ser chamada pelo botão direito do mouse; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som... mais...

Veja também para Access, para Excel e para Word.

b Calendário Popup para PowerPoint®

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.ppa) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera um calendário popup especial no Microsoft® PowerPoint® para pegar e contar datas, podendo inserir datas e intervalos de datas no PowerPoint com dezenas de características como: popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; botões para incrementar dias, semanas, meses e anos; contagem de períodos de dias, semanas, meses e anos; suporta múltiplas instâncias; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som; 25 formatos de saída em menu sensível a... mais...

Veja também para Access, para Excel e para Word.

b Relógio Popup para PowerPoint

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.ppa) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera um relógio popup especial estático ou dinâmico no Microsoft® PowerPoint® para pegar e contar tempo. Ele possibilita inserir tempos e intervalos de tempos no PowerPoint de maneira fácil usando apenas o teclado ou apenas o mouse ou ambos. Tem dezenas de características como: popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; mostrador digital e/ou analógico; contagem de períodos de dias, horas, minutos e segundos; suporta múltiplas instâncias; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som; 19 formatos de saída em menu sensível a... mais...

Veja também para Access, para Excel e para Word.

b Conversor de DOC para EXE - DOCtoEXE

Este utilitário converte arquivos do Microsoft® Word de formato original DOC (DOC, RTF, DOT, DOCM, DOCX, DOTM, DOTX) para formato EXE (converte DOC para EXE, converte DOT para EXE, converte DOCM para EXE, converte Word para EXE). Como os arquivos DOCs originais, os arquivos EXEs criados não são independentes do Word, mas permitem que você defina propriedades do Word antes de abrir e melhore a portabilidade e funcionalidade de seus documentos com or sem macros e sem alerta de macros, transferindo propriedades de arquivo EXE para arquivo DOC.

O formato EXE pode ser entendido também como "Formato Ativo", um novo conceito, porque ele controla o inicio do aplicativo.

Trabalhar diretamente no Word com o formato EXE pode ser melhor do que trabalhar com um formato original ara qualquer tipo usuário do Word. Para usuários avançados como desenvolvedores em VBA, arquivos com este formato podem ser melhor do que um Zip autoextract e melhor do que qualquer utilitário instalador. Agora o instalador, o pacote e o desinstalador de uma solução em VBA podem ser totalmente formatadas em VBA também.

Todas essas características vem de um único arquivo de apenas . O conversor e qualquer arquivo convertido são auto-suficientes na presença da biblioteca do Office, nenhuma biblioteca extra é necessária e nem alterações na configuração de seu Word ou Windows.

Modelos, CD autorun, autocompressão, contornar alerta de macro e... mais...

Veja também DBtoEXE para usuários do Access, XLtoEXE para usuários do Excel e PPtoEXE para usuários do PowerPoint.

 b Ensina Faixa Ativo para Word

Este utilitário é um COM add-in programado em VBA usando objetos RibbonX e CommandBars para ser funcional em qualquer língua local do Word. Ele se destina a usuários do Word migrando para a versão 2007 ou 2010 que, conhecendo as posições na estrutura anterior de menu e barras de ferramentas, quer saber instantaneamente onde estão na Faixa de Opções ou quer, eventualmente ou não, continuar usando a estrutura de menu e barras de ferramentas no próprio Word 2007 ou 2010 sem fazer alterações na Faixa que poderiam atrapalhar a aprendizagem e a adaptação à nova interface.

Obs.: Exibindo uma interface clássica, embora seu objetivo principal descrito aqui seja o de ensinar as posições na nova interface, o Ensina Faixa Ativo tem opções para satisfazer a todos: aqueles usuários que amam a nova interface de Faixa de Opções e querem aprendê-la rapidamente e aqueles que a odeiam. Apesar de a Microsoft afirmar que ela é um sucesso irreversível, alguns usuários podem querer ocultá-la completamente e exibir a interface clássica com todos os menus e barras de ferramentas, inclusive as de contexto. Veja as perguntas mais freqüentes sobre configuração na página da versão de cada aplicativo.

Todo seu conhecimento e prática na interface anterior continuarão sendo útil tal como antes e ainda vão facilitar sua adaptação à nova interface do Excel. Não jogue sua experiência fora, mas não estacione nela, pelo contrário, use-a para avançar.

Contempla todos os comandos de menu e botões de ferramentas em todas as suas diferentes posições possíveis para serem ensinadas e/ou acionadas, cerca de 1296 em 42 barras, que são exibidas por opção ou por contexto como no original. A estrutura é exibida instantânea (popup) e seletivamente com o correr do mouse e vai embora de maneira automática sem poluir a nova interface com barras, objetivo principal da Faixa de Opções mais...

Veja também para Access, para Excel e para PowerPoint.

b Calendário Popup para Word

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.dot) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera um calendário popup especial no Microsoft® Word para pegar e contar datas, podendo inserir datas e intervalos de datas no Word com dezenas de características como: popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; botões para incrementar dias, semanas, meses e anos; contagem de períodos de dias, semanas, meses e anos; suporta múltiplas instâncias; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som; 25 formatos de saída em menu sensível a... mais...

Veja também para Access, para Excel e para PowerPoint.

b Relógio Popup para Word

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.dot) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera um relógio popup especial estático ou dinâmico no Microsoft® Word para pegar e contar tempo. Ele possibilita inserir tempos e intervalos de tempos no Word de maneira fácil usando apenas o teclado ou apenas o mouse ou ambos. Tem dezenas de características como: popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; mostrador digital e/ou analógico; contagem de períodos de dias, horas, minutos e segundos; suporta múltiplas instâncias; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som; 19 formatos de saída em menu sensível a... mais...

Veja também para Access, para Excel e para PowerPoint.

b Word Livre

Este utilitário permite que você trabalhe com o Word sem alerta de macro para seus arquivos DOCs conhecidos que contenham macros, enquanto mantém a configuração de segurança de nível mais alto contra vírus para todas os outros arquivos aumentando a segurança e produtividade do Word. Outras características incluem a habilidade para especificar a versão do Word (onde mais de uma versão do Word estiver instalada), se inicia em nova instância, o estilo inicial da janela (normal, maximizado, minimizado ou oculto) e finalmente a habilidade de iniciar em modo normal ou de automação (inicia uma nova instância sem carregar qualquer suplemento ou modelo). É uma ferramenta útil para todos os usuários do Word, do usuário normal ao avançado e programador de script.

Basicamente, o Word Livre é um pequeno executável independente (arquivo único) que não necessita de instalação. Ele é flexível em sua aplicação (a maneira que ele pode ser usado) e não altera qualquer configuração do Word ou do Windows... mais...

Ele permite que arquivos com extensões do Word possam funcionar tal como arquivos executáveis, transferindo para eles facilidades normalmente permitidas só aos EXEs como, por exemplo, a de poderem ser abertos automaticamente quando um CD autorun é inserido... mais...

Veja também Access Livre, Excel Livre e PowerPoint Livre.

b Minhas Ferramentas Úteis para Word

Este utilitário é um conjunto de ferramentas programadas em VBA que desenvolvi para me ajudar em meu trabalho usando o Microsoft Word.

Estas que uso com mais freqüência têm provado serem úteis para mim e talvez possam ser úteis a você também:

1 - Escrever número por Extenso;
2 - Marcar posições no documento;
3 - Texto selecionado, procurar próximo;
4 - Inserir Data e Hora do sistema;
5 - Colar só texto ou só formato a partir de qualquer aplicativo;
6 - Ativar pasta do documento ativo;
7 - Imprimir livro, manual;
8 - Dicionário On-line.... mais...

b Calculadora Popup para Word

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.dot) programado em Microsoft® Visual Basic® for Application (VBA) que gera uma calculadora popup clássica no Microsoft® Word® para capturar valores, operar e inserir resultados com dezenas de características como: captura número ou números no texto selecionado; adição, subtração, multiplicação e divisão; raiz quadrada; memória; operação com constante; fita de papel; popup em tamanho reduzido; popup próximo ao cursor do mouse; tamanho ajustável; decimais flutuantes, limitada até nove no resultado ou limitada e fixa ao inserir; pode autopopup ao selecionar células predefinidas ou com formato de data, pode autopopup iconizado em célula sem perturbar a navegação do cursor de célula do Excel; suporta múltiplas instâncias; pode ser chamada pelo botão direito do mouse ou por uma tecla de atalho configurada pelo próprio usuário; pode também ser chamado diretamente a partir de qualquer código VBA em formato modal ou não modal; som... mais...

Veja também para Access, para Excel e para PowerPoint.

b Extenso Popup para Word

Este utilitário é um COM add-in ou add-in (.dot) programado em VBA que possibilita capturar um número no Microsoft® Word, configurar seu respectivo extenso através de uma interface de usuário popup e inserir de volta no Word ou enviar para Àrea de Transferência do Windows para ser colado imediatamente em qualquer parte do Word ou em outro aplicativo Windows. Tudo isto pode ser feito com apenas dois toques de tecla... mais...

Veja também para Access, para Excel e para PowerPoint.

Facebook

NÚMEROS DESTE SITE AQUI E AGORA   

Visitas a esta homepage desde 26/06/2005 e è

Visitas a todas as páginas è

Quantidade de páginas (asp) è

106

Quantidade total de arquivos (Todos os tipos) è

308

Última atualização deste site è

23/12/2023

orlando@cpap.com.br è

Email

Veja também os número do site-espelho no servidor brasileiro.

gplus

Visitas hoje só nesta página: